Tecnologia do Blogger.

Corupá Extreme Marathon 2014

A cidade de Corupá, no Estado de Santa Catarina, recebeu pela primeira vez neste sábado 22 de fevereiro de 2014 atletas de todo o Brasil para a realização da Corupá Extreme Marathon. A competição reuniu mais de 200 atletas que encararam estradas de terra e muita lama por trilhas em meio às montanhas e matas do município.

Contando com duas opções de distâncias, 42 ou 23 quilômetros, a Corupá Extreme Marathon ofereceu um percurso belo e difícil para os atletas, mostrando ser uma das competições mais duras da modalidade em nosso país. A prova de 42 quilômetros teve o percurso alterado por medida de segurança poucos minutos antes da largada. Com a forte chuva que caiu na região durante a madrugada, um dos riachos que seriam cruzados pelos atletas teve volume de água aumentado, o que poderia colocar em risco a segurança dos atletas. Esta constatação do Corpo de Bombeiros levou a organização optar pela modificação do percurso da prova de 42 quilômetros, que passou a contar com duas voltas no circuito de 23 quilômetros, perfazendo assim, um total de 46 quilômetros de muita lama e morro.

Esta mesma chuva da madrugada deu um tempero a mais, tornando o circuito, que já era bastante úmido, um desafio ainda maior, exigindo muita atenção e concentração dos atletas para superar mais esta dificuldade. A TRC Brasil é conhecida por oferecer percursos verdadeiramente desafiadores para seus atletas e desta vez não foi diferente.

Assim, nos 46 quilômetros da Corupá Extreme Marathon, o vencedor na categoria masculino foi o atleta Cleverson del Secchi (Território Mountain Team / Trail Running Club Brasil), da cidade de São José dos Pinhais - PR, com o tempo de 5h05min40seg. Na segunda posição, com 5h37min23seg, chegou o atleta de Itajaí - SC, Carlos Eduardo Vanzuita (Galeras Light Clindex Academia). Fechando o pódio, veio o atleta de Cascavel - PR, Moisés Carmona Torres, que precisou de 5h47min29seg. 




No feminino tivemos como grande campeã a atleta de Curitiba, Ana Virginia Giovanelli (Trainer Assessoria) com 6h36min18seg. O segundo lugar foi para a também curitibana Oceni Fagundes Primo (Trainer Assessoria), com o tempo de 7h10min40seg. Maria Cristina Wickert (UltraSports) de Vila Velha - ES que finalizou os 46 quilômetros em 7h28min10seg.

Já na prova de menor distância, porém não menos desafiadora, o campeão no masculino foi Rafael Gomes Sentone, da cidade de Curitiba - PR (Associação da Vila Militar/Unibrasil), com 2h06min18seg. O segundo lugar foi de Leonardo Meira (Território Mountain Team / Trail Running Club Brasil), de Pinhais - PR, com o tempo de 2h07min13seg. Em terceiro lugar ficou com Gabriel Picarelli (Cia dos Cavalos), de Porto Alegre - RS, com o tempo de 02h09min49seg.

Entre as mulheres, destaque para a campeã Letícia Saltori, (Território Mountain Team / Trail Running Club Brasil), de Curitiba - PR, que além do ponto mais alto do pódio feminino, fechou a prova em sexto lugar geral, demonstrando que é um nome fortíssimo na modalidade. Seu tempo foi de 2h21min31seg. O segundo lugar ficou com Isabel Cristina Correa Passoni (Minoru), de Palmeira - PR que precisou de 03h01min40seg. Terceiro posto para a atleta de Curitiba - PR, Marcia Andreia Zimmermann (Pilates pra Vida), com 03h29min31seg.




O evento movimentou a cidade e chamou a atenção por proporcionar uma intensa integração entre a população local que apoiou sem descanso todos os atletas que estavam na prova, oferecendo água, limonada e muito incentivo em diversos pontos do percurso, mesmo naqueles mais distantes do centro da cidade. Durante todo o dia os atleta foram chegando, enlameados e felizes, muito satisfeitos com o nível da prova e a estrutura oferecida pela cidade e pela organização. Uma corrida de montanha oferecida por quem também corre nas montanhas.

Além dos premiados na classificação geral, houve também a entrega de troféus para primeiro, segundo e terceiros lugares nas categorias por faixa etária, nas duas distâncias para homens e mulheres. A cerimônia de premiação foi realizada no Hotel Tureck Garten acompanhada de um jantar já incluso no valor da inscrição. O local abrigou também a entrega de kits nos dias anteriores. Abaixo, segue um vídeo publicado no youtube por um dos atletas participantes, Fabio Morales Alonso, de Curitiba - PR, que percorreu 23 quilômetros.

A Corupá Extreme Marathon contou com o patrocínio de Salomon, Território Mountain e Suco Prat's. Apoio fundamental de Prefeitura Municipal de Corupá, Bananalama, Golden Health, Fisio-Sport Nutrition, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Santa Catarina e Revista TRAILRUNNING.


Por George Volpão - Comunicação TRC Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário